Você não precisa ser economista para entender e gostar de finanças

Willian Matiola
3 min readNov 29, 2016

Eu lembro que desde muito cedo meu pai sempre conversou sobre finanças comigo e com meu irmão. Embora meu pai, assim como eu, não é formado em economia e não tenha nenhum conhecimento profundo em finanças, a vida e o seu trabalho exigiram que ele buscasse conhecimento sobre a área pra poder gerir as contas da sua oficina e garantir que as finanças da casa também estivessem em dia.

Foi vendo meu pai falar sobre economizar dinheiro e colocá-lo na poupança que eu comecei a gostar do assunto. E por mais que hoje eu entenda que os conselhos do meu pai não são os melhores conselhos para levar em consideração no cenário econômico atual do nosso país, eles foram a base para que eu, um Designer, começasse a pesquisar melhor sobre como organizar minhas finanças, como ganhar dinheiro e como fazer o dinheiro trabalhar pra mim.

É por conta desse background que hoje em dia eu sou um evangelizador de que todos, sem excessão, deveriam se esforçar pra entender um pouquinho mais sobre finanças. Entender como gerenciar melhor as contas e, principalmente, como não fazê-las. Discernir entre o que é um bom investimento e um que fará você perder dinheiro. De ser capaz de viver ao invés de sobreviver.

Sejamos francos, você adoraria poder ir naquele restaurante e pedir um prato sem ficar com a consciência pesada sabendo que essa decisão afetará seu orçamento mensal, não gostaria? Ou de viajar para a Europa sem se preocupar com as 12 parcelas no cartão de crédito que financiaram sua aventura, não é verdade? Não sei você, mas eu, pelo menos, fico me sentindo muito mal quando preciso me abster de algo que eu quero muito mas sei que prejudicará as finanças lá na frente. No entanto, graças ao meu gosto por finanças, gradativamente esse cenário está começando a mudar. E o seu também pode!

O primeiro passo para ter uma vida financeira que possibilitará você viver ao invés de sobreviver é justamente entender como as coisas funcionam. Deixe de lado aquela premissa de que só economistas entendem de finanças. Você também pode. Qualquer pessoa com vontade pode!

Quer uma dica? Comece estudando gestão financeira pessoal para ajudar a colocar suas contas em dia. Depois que tudo estiver em ordem e começar a sobrar dinheiro no final do mês passe a estudar Tesouro Direto e investimentos em renda fixa. Quando já tiver um bom dinheiro investido em renda fixa, pule para a renda variável e se aventure nos altos e baixos dos investimentos na bolsa de valores. Mas cuidado! Não dê nenhum passo sem ao menos saber onde você está pisando.

Te garanto que se depois de tudo isso você ainda não gostar de finanças, pelo menos terá aprendido algo novo e útil para toda a sua vida.

Até a próxima!

--

--

Willian Matiola

Experience Designer from Brazil, currently living in Germany.