Stoa 29 / Senior Designer do Que Mesmo?

Willian Matiola
4 min readApr 9, 2024

--

Esse texto faz parte do meu projeto chamado Stoa. Leia mais textos aqui.

Eu tenho uma grande dificuldade em entender todos os níveis de experiência que existem em nossa área. Tem tanto designer sênior por aí que eu fico me perguntando em quê exatamente a pessoa é sênior. Ou melhor, qual é a régua sendo utilizada para medir isso? Cada empresa, cada gestor e cada designer enxergam senioridade de formas totalmente diferentes.

O Designer Sênior na Empresa A pode ser um Designer Pleno na Empresa B. Me questiono todos os dias sobre a utilização desses títulos em perfis do Linkedin ou portfolios. Especialmente quando fica claro que a pessoa apenas possui o título de sênior, pois na prática ainda se encontra notavelmente distante de possuir a experiência e habilidades necessárias para a posição. Distante com base na minha régua, que não faz diferença nenhuma para você ou para a pessoa que estou medindo. A não ser que eu esteja contratando. Aí faz bastante diferença.

As habilidades necessárias em 2024

Essa semana eu li um texto do The Design Edition, escrito pelo Al Lucca, sobre as habilidades necessárias para a área de design em 2024 que são bem importantes para entender alguns fenômenos que vêm acontecendo no nosso mercado. Especialmente a onda de demissões que têm deixado muito sênior careca atrás de realocações que demoram meses para acontecer.

Vou comentar apenas três pontos e recomendo fortemente que você vá lá no artigo explorar os demais.

-

Esse texto faz parte do meu projeto chamado Stoa. Leia mais textos aqui.

-

Managers Com Bom Craft

“Designers que viraram managers e deixaram de lado o craft terão que buscar empresas que podem se dar o luxo de contratar posições com esse foco (grandes orgs), nos casos em que esses profissionais realmente não queiram mais “abrir o Figma”.”

Na minha visão, todo manager deveria eventualmente colocar as mãos na massa para exercitar o craft. Se um manager não tem discernimento nessa área, como ele poderá oferecer insights interessante para os liderados?

Mais Design, Menos Processo

“Mais atenção na qualidade do design entregue e menos peso ao processo do design. Isso vai atingir todos os níveis, junior, pleno, senior… foi meu mantra por anos (menos post-its na parede, mais design entregue) e hoje parece estar tomando forma porque até os influencers da nossa área estão falando sobre isso, finalmente!”

Eu não poderia concordar mais com o Al Lucca aqui! Processo é uma forma de racionalizar nossas práticas intuitivas em pequenos passos para que outras pessoas possam replicar. No entanto, às vezes, o processo pode complicar mais do que auxiliar na criação de bons designs.

Design de Qualidade

Entende que ser estratégico é entregar design de qualidade que impacta o negócio no curto e no longo prazo, e não fica tentando convencer ou justificando o valor do seu time na organização

Um bom design não se limita apenas à qualidade visual, mas também envolve estratégia. Não adianta ser bonito e não funcionar, ou ser feio e não agradar o usuário. Já passou a hora de entender que forma e função nunca se separaram.

Um pouco de modéstia nunca é demais

Talvez eu esteja ficando velho demais porque tem certas coisas na nossa profissão que eu já não tenho mais paciência para ficar pensando a respeito. E a questão dos títulos é uma delas.

Eu entendo a importância dessa separação dentro de uma organização, mas na vida real isso não importa muito.

Você nunca vai ver seu dentista dizendo que ele é Dentista Sênior. Agora, se ele desempenhar um excelente trabalho, você naturalmente pensará que ele é um ótimo profissional. E não precisou de nenhum “Senior” no nome para você chegar nessa conclusão. Porque com designers isso seria diferente?

Acredito que senioridade é percebida pela prática desenvolvida com excelência.

Até a próxima!

Esse texto faz parte do meu projeto chamado Stoa. Leia mais textos aqui.

--

--

Willian Matiola

Experience Designer from Brazil, currently living in Germany.